IV Sinrem-Repensando o Futuro do Setor Elétrico Brasileiro – 23 e 24 de Agosto – São Paulo/SP

IV Sinrem-Repensando o Futuro do Setor Elétrico Brasileiro – 23 e 24 de Agosto – São Paulo/SP
agosto 24, 2017 EIG

As propostas para aprimoramento do setor elétrico brasileiro serão tema do IV Simpósio Nacional de Regulação, Economia e Mercados de Energia Elétrica (IV Sinrem), que acontece nos dias 23 e 24 de agosto, no Hotel Maksoud Plaza (R. São Carlos do Pinhal, 424 – Bela Vista), em São Paulo.

A abertura do evento, que deve contar com a participação do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Barroso, e do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Tiago Correia, também tratará do papel das políticas públicas na construção do setor elétrico, das tendências da matriz brasileira e dos desafios da regulação frente a essas mudanças.

“O objetivo do workshop é discutir como as transformações em curso estão afetando o setor, abordando aspectos como o desenvolvimento de novas políticas e regulações, a financiabilidade da expansão e a inovação tecnológica, entre outros assuntos”, afirma o presidente da Thymos Energia, João Carlos Mello, que também é coordenador do Comitê de Estudos 5 – Mercados de Eletricidade e Regulação, do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRÉ-Brasil), responsável pela organização do evento.

A pauta do primeiro dia do seminário prevê ainda palestra do presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, sobre os desafios na operação das fontes renováveis intermitentes, e do conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Ary Pinto, sobre segurança financeira nas operações do mercado, além de discussões sobre armazenamento de energia, ampliação da participação das térmicas na matriz, condições de financiabilidade do setor e criação de bolsas de energia, entre outros. O conselheiro da CCEE, Roberto Castro, também participa das discussões, no segundo dia, para tratar de aprimoramentos na formação do preço.

A reforma setorial será tratada do ponto de vista de agentes setoriais e do mercado no segundo dia do evento. Nesse contexto, o presidente-executivo da Abraceel (comercializadores), Reginaldo Medeiros, abordará os impactos, na comercialização de energia, da ampliação do mercado livre, e o presidente-executivo da Abrace (consumidores), Edvaldo Santanna, vai tratar da importância da abertura do mercado e da reforma tributária setorial para alavancar a indústria nacional. As discussões abordarão ainda a geração distribuída, o smart grid e as condições dos segmentos de geração e distribuição, entre outros aspectos.

Além disso, a gerente Financeira e de Administração do Mercado da colombiana XM, Cecilia Maya, discutirá a formação de preços e aspectos da comercialização de energia e financiabilidade no mercado colombiano. A XM é responsável pelo controle da operação do sistema elétrico, liquidação e administração dos contratos, entre outras funções, desempenhando papeis equivalentes aos do ONS e da CCEE do Brasil.

Mais informações e inscrições em http://sinrem.cigrec5.com/

*Fonte: industriatividade.com.br

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*